Galáxias

Qual é o tamanho do universo? Seria ele limitado pelas estrelas que observamos a olho nu no céu noturno? Em 1923, Hubble descobriu que o universo era muito maior do que imaginávamos, pois existem corpos celestes que estão tão longe da gente e com uma quantidade tão grande de estrelas que eles são outros sistemas. Estes sistemas são chamados de galáxias. Nesta apresentação iremos explicar o que são galáxias, como são classificadas, como se formam e estão distribuídas pelo universo. Também veremos que existem galáxias enormes comparadas à nossa Via Láctea. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Cauã Arcanjo e Isabele Costa.

Matéria Escura e Energia Escura

No link ao lado, você encontrará uma apresentação sobre dois grandes enigmas da astronomia, a Matéria Escura e a Energia Escura. Esta apresentação tem o objetivo de difundir de forma didática as primeiras ideias que levaram ao atual estado de conhecimento sobre estes dois temas. Para isso, fazemos uma breve revisão histórica dos acontecimentos e descobertas científicas que permitiram a comunidade científica traçar as principais características destes dois novos componentes do universo. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Lavínia Arantes e Mariana Juzinskas.

Universo: do início ao fim

A origem, constituição e evolução do universo desperta o interesse de nossa espécie desde os primórdios das civilizações. Em nosso era temos a cosmologia, a ciência que estuda o nosso universo como um todo. Nesta apresentação faremos uma breve revisão histórica dos primeiros modelos cosmológicos e os principais aspectos e características do modelo cosmológico padrão, dando ênfase aos cientistas de maior destaque e suas contribuições para que hoje possamos ter um maior entendimento do Cosmos. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Gustavo Henrique e Igor Costa.

Buracos Negros

Existem objetos astronômicos com um campo gravitacional tão intenso que seriam capazes de “engolir” até mesmo a luz? Com o advento da Relatividade Geral, em 1915, resultados teóricos previam que após o colapso gravitacional de estrelas, em seu estágio final de vida, tais objetos poderiam se formar. Estes objetos foram chamados de Buracos Negros. Nesta apresentação fazemos uma breve revisão histórica das primeiras concepções de buracos negros, além de suas principais características, fenômenos oriundos da geometria do espaço-tempo e a recente evidência observacional de sua existência. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Sebastião Mauro Filho.

A Busca por Vida Extraterrestre

Estamos sozinhos na imensidão cósmica? Estimativas cautelosas e novas observações astronômicas indicam que existam bilhões de galáxias e que em cada uma existam bilhões de estrelas. Estes fatos naturalmente induzem a conclusão de que estarmos sozinhos no cosmos seria muito pouco provável. Nesta apresentação vamos discutir brevemente os aspectos que conhecemos da vida que reforçam esta possibilidade. Vamos também apresentar alguns corpos do Sistema Solar que poderiam abrigar a vida como a conhecemos. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Gustavo Henrique e Igor Costa.

Evolução Estelar: da origem à morte das estrelas

No céu noturno é possível distinguirmos a olho nu diversos pontinhos brilhantes. Mas o que são estes pontinhos? A maior parte deles são estrelas, ou seja, corpos celestes muito parecidos com nosso Sol. Nesta apresentação iremos abordar de uma maneira sucinta e didática todo o processo evolutivo das estrelas.. O estágio final de vida das estrelas é marcado por uma grande exploração, que dá origem as nebulosas, supernovas e buracos negros. Faça o download da apresentação no link ao lado. Material produzido por Kassandra Nogueira e Rânia Caroline.

Do que são feitas as estrelas?

Seriam as estrelas constituídas por elementos químicos diferentes daqueles que encontramos na Terra? Como podemos saber do que elas são feitas? Neste minicurso aprenderemos como utilizar as propriedades quânticas dos átomos para determinar os constituintes básicos das estrelas e, da mesma forma, das galáxias. Veremos que estas propriedades quânticas se revelam na luz emitida pelos átomos e, consequentemente, pelas estrelas e galáxias. Faça o download dos materiais nos links ao lado. Material produzido por Isabele Costa e Lucas Joaquim.