O que é um Buraco negro? 

 Um Buraco negro é uma região do espaço com um campo gravitacional muito intenso. Estes corpo existem por toda a imensidão de nosso universo. Os corpos celestes dessa natureza podem surgir em decorrência da morte de estrelas supermassivas. Ele é um corpo espacial muito denso, ou seja, tem muita massa em pouco volume. Por esse motivo tem uma gravidade muito forte em sua vizinhança. Essa força é capaz de atrair a luz com tanta intensidade que nem mesmo ela consegue escapar dele, por isso o termo buraco negro. Toda forma de matéria e energia que passa pelo horizonte de eventos deste corpo, fica preso para sempre. Teoricamente, o Buraco negro pode ter qualquer tamanho, de um pequeno microscópio a gigantesco, tendo três características específicas: massa, spin e carga elétrica.

Quais os tipos de Buracos negros?

 Todos já ouvimos falar de Buracos negros em algum momento de nossas vidas. Mas você acha que assim como as estrelas também existem diferentes tipos de Buracos negros? A resposta para essa pergunta é sim, mas você sabe quais são esses tipos? 

  • Buracos negros de Schwarzschild

  Esse é o modelo mais simples, por não considerar rotação, sendo caracterizado somente pela massa, a singularidade central e o horizonte de eventos. 

  • Buracos negros de Kerr

 É um buraco negro que possui momento angular. Buracos negros em rotação são formados no colapso gravitacional de uma estrela massiva em rotação ou do colapso de um conjunto de estrelas com uma média não nula de momento angular. Como muitas estrelas rotacionam é esperado que a maioria dos Buracos negros na natureza sejam buracos negros em rotação.

  • Buraco negro de Reisner-Nordstrom

  O Buraco negro de Reissner-Nordstrom é uma região isotrópica que é delimitada por duas superfícies assim definíveis: uma externa chamada horizonte de eventos, e outro interno chamado horizonte de Cauchy. Estes espaços formam uma esfera perfeita, devido à carência de momento angular, em cujo centro se encontra uma singularidade espaço-temporal simples, em diferença ao caso mais geral de um buraco negro de Kerr que pode apresentar singularidades na forma de anel.

Quantos Buracos negros existem hoje em dia?

  Considerando o tempo médio de vida das estrelas em geral e o quanto nossa galáxia já está com a idade bem avançada, a NASA diz que, contabilizando todos eles (não importa o tipo), já são mais de 10 milhões de buracos negros estelares existentes.

Como foi tirada a primeira foto de um buraco negro?

 O dia 10 de abril de 2019 não será esquecido tão cedo para a ciência mundial. Pela primeira vez, foi possível observar a foto da sombra de um buraco negro. O projeto EHT (Event Horizon Telescope) conecta radiotelescópios ao redor do mundo para criar um telescópio virtual gigantesco, do tamanho da Terra, a fim de gerar potência suficiente e assim permitir a visualização da área ao redor de um buraco negro (o horizonte de eventos). O projeto vinha observando dois buracos negros supermassivos com grandes horizontes de eventos, o Sagittarius A (no centro da Via Láctea) e o buraco negro no centro da galáxia M87 (o primeiro e único a ser fotografado). Na foto, vemos o buraco negro que fica no centro da M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra e com uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol. Esse é um extraordinário feito científico realizado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores de 40 países Para tirar a foto.

astronomia
Fonte: Event Horizon Telescope Collaboration Publicado em: 10 de abril de 2019
Esta é a primeira foto de um buraco negro. Usando o Event Horizon Telescope, os cientistas obtiveram uma imagem do buraco negro no centro da galáxia M87.
asronomias